Adultos

De dentro do carro ela observava as pessoas. Tão majestosas, tão ocupadas em seus ternos e sua pressa, tão adultas em seus compromissos. Ela as observava com uma curiosidade velada, singela e humilde, quase como se não as pudesse tocar, como se sua importância estivesse além de seus domínios aos 5 anos. Via o transito de pedestres como a um mar de gente grande, e algo no brilho dos seus olhos iludidos me fez pensar que, afinal, não sei bem o que faz de nós tão adultos. A roupa que usamos? Os compromissos que assumimos? O grau de responsabilidade que dedicam a nós?

Será a depressão presente em nossos movimentos ou a preocupação em limpar os pés antes de entrar, vindos da rua molhada pela chuva? É a mania  que desenvolvemos de achar que tudo é tão importante e que somos tão indispensáveis, ou a necessidade que adquirimos de comprar e comprar e nunca estar satisfeitos? Será que ser adulto é restringir as proporções do sentir, até não sobrar nada além daquilo que nós mesmos sentimos, em um único ciclo, até que só o que nos diz respeito ser o que importa?

Vi nos olhos daquela garotinha mais serenidade e segurança que nos meus próprios, e quando olhei ao meu redor pude notar que, conforme vamos crescendo, perdemos as inocências, os egoísmos infantis e também a essência e a real dimensão das importâncias.

Será que o que nos faz adultos não é simplesmente que crescemos? Que desabrochamos? Que aprendemos a corromper e a nos deixar levar? Será que ainda é tão difícil para nós, em tamanha ignorância programada, aprender que não somo tão diferentes de quando voltávamos da escola com as roupas cheias de areia e sorrisos de promessa nos lábios?

Como podemos contabilizar, por qual régua medir, em qual balança pesar, o quão adultos achamos que nos tornamos? Quanto tempo levamos até este grau de masoquismo auto induzido e quanto tempo desperdiçaremos antes de perceber tudo o que perdemos quando ignoramos a sabedoria de um garotinho ou a grandeza nos olhos de um bebê?

Anúncios

Um comentário sobre “Adultos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s